terça-feira, 28 de junho de 2011

Você sabe trabalhar com cores?

I'm back gente! Dei PT depois da festa junina da escola no dia 18 ! Fiquei fritando pastel na cozinha e depois fui ajudar a varrer a quadra e bingooooo! Gripe monster por uma semana com direito a febre e tudo mais. Como ainda não entregaram meu computador fiquei sem acesso e em criste de abstinência internética.
Por isso não atualizei o blog e nem fiz o sorteio do post 100, mas farei essa semana e prometo que gostarão muito do prêmio surpresa. Por falar em surpresa logo meu bloguinho faz um ano e estou pensando em uma festinha de aniversário...aceito sugestões viu amados leitores!
Essa semana em casa foi bem útil, apesar da gripe eu arrumei gavetas, tirei coisas para doação, limpei armários e tudo mais. Meu armário da cozinha estava um caos...estava do verbo não está mais. Descobri que mesmo não querendo acabo acumulando tranqueiras sem necessidade, preciso prestar atenção nisso.
Mudei os móveis no quarto dos pequenos e estou planejando aquela reforminha que já foi tema de muitos posts. O pai deles me disse que essa semana irá comprar novos armários e colchões, e vai me ajudar a pintar. Agora acho que a reforminha saí da  imaginação.
Nesse momento decor, fiquei pensando muito nas cores para usar no quartinho deles. Quero uma base verde e creme, mas queria cores femininas para a Luana e mais masculinas para o Aloísio e que mesmo assim combinem com verde e creme...manjaram o tamanho do problema? É muita cor para pensar!
Mas como nesse mundo existe uma coisa chamada " se vira", peguei algumas revistas de decoração e fui reler e nada de me sentir feliz com as respostas...até que recebi a Minha Casa desse mês e lá eu li uma reportagem super legal ensinando a trabalhar com cores e a utilizar o círculo cromático.
O blog Estudo de Desing define o uso e estudo do círculo cromático dessa maneira:
"

O círculo cromático 


Antes de imergir de forma mais complexa nos estudos na universidade nós somos levados, dentre outras coisas, a compreender e nos familiarizar com o chamado círculo cromático. Esse círculo é uma representação simplificada da classificação das cores. Uma forma mais simples ainda de conhecer as cores e suas misturas básicas é a "estrela das cores", cuja representação gráfica corresponde a uma estrela de seis pontas (como a estrela de Davi), nas quais colocamos as cores primárias, e na ponta localizada entre duas outras pomos o resultado de sua mistura (ex.: azul e vermelho = violeta).
Conhecer o círculo cromático nos ajuda a visualizar melhor as cores primárias, suas misturas, as cores análogas, etc, e a saber como melhor utilizá-las em um ambiente, como tirar proveito de seus tons, matizes, e estudar e experimentar novas combinações - se vai dar certo ou não, essa nem sempre é a questão; penso que deva ser característica intrínseca a qualquer designer ter a sensibilidade, criatividade e curiosidade de experimentar novos materiais e cores, afinal, mexemos com a percepção visual das pessoas - sejam clientes ou apenas admiradores dos produtos dessa profissão que é arte pura!"

Observando o círculo percebi que o tom de verde e o creme que eu escolhi são cores " vizinhas",  e para complementar a paleta de cores que pretendo usar resolvi apostar no contraste com lílas, roxo e tons de azul. Mais ou menos essa paleta:



Olha que lindo fica essas cores juntas:
Paleta e foto do Cafofo Fino


Para as paredes eu quero o creme e o verde, num tom claro pois para quarto de criança eu penso que tem que ser tranquilo e confortável, o povinho aqui  já é ligado no 220 volts imagina num quarto pintado de roxo?É de enlouquecer.
Mas é isso pessoal, saudades e bom estar de volta!
Amanhã resultado do sorteio.
Beijos
Glau





0 Comentários.

Comente!

    Postar um comentário