quinta-feira, 25 de abril de 2013

////

Rede Globo e adoção: a gente não vê!

Bom dia gente,

Uma semana sem postar, o tempo voa né, mas foi por motivo justo, semana de provas e recuperação, fechando médias, muito trabalho, uma gripe me arriou 3 dias...mas eis-me aqui para falar de um tema que faz tempo que não falo: Adoção e mídia.
Acho que a relação da mídia com o tema é uma relação ambígua, se por um lado o espaço para o tema aumentou, a  falta de informação coerente e a pesquisa séria que todo jornalista ou autor de novela deveriam fazer, não está sendo feito direito.
Coisa mais comum da vida é ler em letras enormes nas manchetes " Filho adotivo mata..."  ou " O maníaco do parque é filho adotivo..." opaaaaa mas você não lê " Suzane, filha biológica, matou os pais"...incoerência isso! O sujeito é o responsável pelos seus atos e não a barriga de onde nasceu...não estou entrando aqui nas mazelas sociais que podem moldar para o bem ou para o mau o caráter do cidadão ta, só estou querendo dizer que ser filho adotivo não é pré requisito para ser bandido ou desajustado.
Outra coisa que me espanta é o desserviço que a novela Salve Jorge vem prestando ao tema! Gente quem adota um filho, adota junto também o insucesso de uma família que não teve capacidade de cria-los seja lá porque motivo foi, só isso já é um sinal de coragem e  de amor imensos que os pais adotivos dedicam a seus filhos ( existem sim exceções, poucas...amém), mas junto com todo o amor também temos um monte de inseguranças em relação a esse processo. Temos mitos e sonhos que se não são muito bem trabalhados não colaboram para o sucesso do processo de adoção e nesse ponto a Rede Globo dificulta muito o trabalho dos grupos de apoio pois coloca em suas novela informações deturpadas.
Vejam só...

1- Todo filho adotivo é ingrato e vai querer conhecer sua família biológica:

Na novela Salve Jorge a personagem Aisha foi comprada por sua mãe adotiva ( erro 1) de traficantes de pessoas ( foi muito comum até a mudança da lei...mas ainda acontece aqui no Brasil mesmo viu!?).
A personagem faz de tudo para conhecer sua família biológica e quando a encontra despreza os pais adotivos.
Bom vamos ao mundo real e a fatos que não podemos esquecer jamais:
Todo filho adotivo tem direito de conhecer sua história, desde bebezinho! Toda relação de amor deve ser baseada na verdade pois sem esse requisito fundamental o filho se sentirá traído duas vezes e aí sim terá muitos motivos para revolta.
Imagina que louco deve ser você imaginar se existe no mundo pessoas parecidas consigo, se existem irmãos, como teria sido se não tivesse sido entregue para adoção, os motivos da entrega...gente são muitas dúvidas e questionamentos que são normais para o filho adotivo. Alguns optaram por procurar essas raízes, outros não ...mas isso não é culpa ou falha dos pais adotivos.  Não conheço um caso em que os pais adotivos foram preteridos...mas esses pais sempre lidaram com a verdade.
Do modo como está sendo mostrado é de se pensar que todo filho adotivo é ingrato como a Aisha e não são isso é ficção do tipo mal feito!

2- Se uma criança é deixada em sua porta foi Deus quem mandou ! É sua!!!

Sonho de todo casal que deseja adotar abrir a porta e encontrar um nenenzinho ( de preferência menina) sorrindo  em um cestinho!!!! Sonho realizado !!!! Sorry baby não é bem assim.
Não, não foi Deus quem mandou esse bebezinho, foi uma mãe despreparada que viu nesse ato uma forma de resolver  um problema motivado provavelmente pelo abandono social que essa mamãe vive...vem pra mim com esse papo de onde come um...bom esse é outro tema...
Esse bebezinho precisa ser encaminhado ao Conselho Tutelar  que é quem cabe dar encaminhamento dessa criança seja para a família bio, muitos dos casos, ou para  um casal da fila previamente habilitado.
Me diz aí, porque ter a porta no caminho de uma mãe desesperada faz de você a pessoa ideal para adotar aquele bebê ? Desculpa aí gente mas eu acredito que quem abriu sua vida para um processo de habilitação tem mais direito.

3 - Todo filho adotivo é revoltado:


Não! Todo filho mal criado, que pode tudo, bolachinha mais recheadinha do pacote , pode sim ser no futuro o seu filho revoltado...e pasme esse filho pode ter saído da sua barriga!!!!! Afinal DNA não é certeza de nada nessa vida, se fosse a filha da Tici seria linda ( ahhh para de falso moralismo vai, a menina não é linda!).
Olha essa sonsinha aí de cima...foi a princesinha do papai que ela mandou matar porque este não queria o seu namoro! Nunca ouviu não , quando ouviu não aceitou.Precisa ser adotivo para ser mal criado desse jeito.!

Esses são só alguns pequenos pontos gente, prometo falar sobre isso novamente, mas vou parar por aqui para não criar um texto imenso e cansativo...vamos de vagar pois em Maio tem adoção o mês todinho...todo domingo vocês conhecerão uma família muito bacana, conhecerão mães especias...preparem o rímel ( oi, agora é máscara rsrsrsrs) a prova d'água e vem conhecer gente feliz!!!
E para você que está pensando em adotar  e fica deprimido vendo a novela, pensa que esse cara aqui era filho adotivo:
 Steve Jobs = Gênio

Beijos povo...
Glau





0 Comentários.

Comente!

    Postar um comentário